sexta-feira, 9 de maio de 2008

Conexão: Grajaú x Brasília

Conferência Nacional da Juventude
Do dia 26/04 ao dia 30/04 um dos nossos integrantes esteve de viagem para Brasília. Ele foi convidado pelo Cenpec para fazer parte da equipe da Imprensa Jovem, responsável por cobrir a Conferência Nacional da Juventude. Abaixo seguem os obejtivos e a descrição de como foi este acontecimento tão importante, não apenas para os jovens, mas para o futuro de nosso país.

Equipe da Imprensa Jovem

A Conferência Nacional da Juventude foi feita para que os jovens possam propor políticas públicas voltadas para a juventude, ela aconteceu de 27 a 30 de abril e foi realizada em Brasília/DF, no pavilhão de exposição Expo-Brasília, que fica dentro de parque da cidade.
Para lá foram jovens de vários estados e grupos do movimento GLBTTT, grupos do movimento negro, protestantes, mulheres feministas, jovens do campo, jovens de vários partidos políticos, imprensa jovem, delegados de vários estados brasileiros (estes delegados eram jovens que iriam votar nas políticas, para saber quais políticas iriam para a câmara).
Nós da imprensa jovem chegamos um dia antes da conferência para participarmos do encontro de jovens comunicadores, onde nós conhecemos os "virajovens" (jovens que participam da revista Viração, que é um Ong sem fins lucrativos) de vários estados. Lá nós também conhecemos toda a equipe da cobertura jovem da conferência, cada "virajovem" apresentou os projetos que eles fazem, onde eles moram, discutimos o que estávamos esperando da conferência, etc. Discutimos também como deve ser uma mídia publica, porque no Brasil praticamente não existem rádios e TVs pública, pois fora as Tvs estatais, só existem tvs de domínio particular. Descobrimos que a mídia no Brasil está na mão de oito famílias e que as rádios comunitárias legais são de alguns deputados, vereadores, políticos em geral, e assim não são autônomas e sim um meio de propaganda. Discussões a parte vamos aos acontecimentos do encontro.

No dia 27 antes do almoço ainda estávamos no encontro de jovens comunicadores, la no café da manhã um padre que administra o local onde nós estávamos hospedados, nos contou a história de Dom Bosco (que foi a pessoa que fundou a ong que administra o local), depois nos reunimos para propormos ações para ajudar o Brasil, em seguida nos falaram sobre como ia funcionar a cobertura e por fim nós definimos as equipes por tipo de mídia. As mídias eram: web, vídeo, rádio, foto e texto.
As equipes, as estratégias e as funções de cada um foram definidas e eu (Luiz) trabalhei como cinegrafista. Após esta etapa fomos para o hotel St. Peter e de lá fomos para a conferência. No primeiro dia rolou a abertura do evento com representantes de vários estados brasileiros e até o presidente de Angola esteve presente representando os países africanos que falam português. Ao final da conferência aconteceu a apresentação de uma companhia de teatro de rua e em seguida um show da Fernanda Porto.
No segundo dia aconteceram apresentações das propostas das políticas públicas e plenárias dos GT’s (Grupos de Trabalho). Ao fim do dia rolou um sarau cultural em que os jovens apresentaram seus talentos!

No terceiro dia do encontro também foram apresentadas outras políticas públicas e estas foram votadas pelos delegados, para eleger quais políticas seriam encaminhadas para a Câmara. Neste dia no horário do almoço o grupo GLBT (Gays Lésbicas Bissexuais Transgêneros) realizou um ato contra a homofobia.
A apresentação cultural do dia contou com um show do Cordel de Fogo Encantado, que bombou! Ao final do show uma equipe da imprensa jovem realizou uma entrevista com o vocalista da banda (que em breve estará aqui!).
No quarto e último dia teve o encerramento do evento e os jovens já levaram suas malas para o pavilhão – ExpoBrasília, pois as diárias dos hotéis venciam ao meio dia! A conferência acabou as 14h, horário de Brasília.
Após toda esta movimentação, muitas idéias discutidas, muito dinheiro investido resta saber se de fato a Conferência nacional da Juventude vai dar os resultados esperados, ou seja, se as propostas encaminhadas pelos jovens serão mesmo votadas e colocadas em prática pelo governo.

Nenhum comentário: