sexta-feira, 9 de maio de 2008

Expedição II

Conexão de Vento em Popa 

Numa quarta feira fria, nós, os jovens urbanos da ong Sete de Setembro fizemos uma saída para a outra ong, a Vento em Popa. Saímos por volta de umas 10h e fomos até o terminal Grajaú, onde pegamos o ônibus Jd. Das Gaivotas. No caminho tiramos muitas fotos e observamos bastante o lugar, que é bastante movimentado e possui muitos comércios. Descemos no ponto final do ônibus e seguimos até a Ong, que fica as margens da represa Bilings. Lá fizemos entrevistas com o educador (Magno) e mais dois jovens, para conhecermos mais os trabalhos que estão sendo desenvolvidos e divulgá-los aqui em nosso blog. Descobrimos que estão acontecendo três projetos ligados aos jovens urbanos, um de vídeo, um de teatro e outro de fantoches. Além disso  lá também acontecem outros projetos, um de marcenaria e outro que ensina aos jovens da região a velejar na represa! 

Para saber mais sobre os projetos leia as entrevistas abaixo:


Entrevista com Magno Duarte, educador da Vento em Popa 

Fale um pouco sobre os projetos aqui da Ong. 
Então como a ONG está situada em uma área muito próxima a represa, ela trabalha muito com a questão ambiental, inclusive com a fabricação de barco a vela. Aliás barco a vela é referencial dessa ONG, tinha até um projeto anterior, que trabalhava com criança, ensinando-as a velejar. O PJU não tem muita ligação, pois não está muito ligado a questão ambiental. Apesar de estar no mesmo contexto, o meio ambiente não é o foco dos projetos aqui da Ong. Aqui têm dois horários de turmas, como as demais ONGs, um de manhã e outro de tarde. Os jovens urbanos estão produzindo 3 diferentes produções que são os projetos deles, um dos projetos trabalha com teatro e vai contar um pouco a história do nosso bairro, o Jd.Gaivotas, o outro projeto é o Visão Lateral8.0, que é um projeto que trabalha com vídeo e o outro projeto é da turma da tarde, do educador Mauricio, que se chama Ambientoches, que vai contar um pouco da questão ambiental. E temos um projeto que se chama Marcenaria que ensina este ofício aos jovens, só que ai é da Ong (Vento em Popa) e não do PJU. Este projeto é patrocinado pela LEO que é uma empresa que trabalha com madeiras e permitiu que este curso se realizasse aqui. 

Os projetos que você citou estão em que fase?
Os projetos dos jovens ainda estão sendo assessorados pelo Cenpec e nós estamos ai tentando melhorar, trabalhando um dia com assessor outro dia sem, mas assim já está numa faze bacana. A peça de teatro já esta uns 80% bem encaminhada, bem ensaiada, e o vídeo do grupo Visão Lateral está na faze de edição, eles estão só editando as imagens já filmaram tudo.. O da tarde, o ambiantoches está em uma fase muito boa, na virada cultural eles fizeram uma apresentação no Céu Navegantes. Os grupos estão caminhando bem e vai ter resultado sim! 

Um blog voltado para os jovens e para os programas sociais da região manteria os jovens mais informados? Por quê? 
Um blog tem uma finalidade muito importante no PJU. Não se tinha pensado em nenhuma equipe de comunicação. Mas essa questão é bem falha aqui no Grajaú, pois não são todos os grupos que pensam na questão da comunicação entre as instituições, um blog vem pros jovens conhecerem os amigos quem são os seus vizinhos, pra conhecer os projetos de outras ONGs. 

Você gostaria de alimentar o blog com informações? 
Eu como educador e como nós sempre estamos em rede, em contato com as outras ONGs, com escolas estamos sempre bem informados e podemos sim passar informações pra vocês, de programações de teatro, de cursos, etc. Eu quero lançar direto lá se for possível! Entao voce tem interesse em se manter como correspondente? Sim até porque eu acho que todos os educadores e participantes do PJU devem participar sim como correspondentes, não só nós mas quem quiser participar. É um projeto muito bacana, muito bonito e que a gente acredita muito!


Entrevista com jovem Ana Paula - Equipe de Teatro 

Qual nome do projeto e qual seu objetivo? 
Arte Mix. O objetivo é montar teatros para as áreas carentes aqui do Grajaú, e apresentar em escolas, no céu, em praças, locais bem públicos mesmo, pra que todo mundo tenha acesso. 

De onde surgiu a idéia do projeto?
 A idéia sugiu do nosso bairro mesmo porque como nos tínhamos o projeto aqui da Ong que é do meio ambiente, da represa, a gente resolveu falar do bairro. 

Como se iniciou o projeto?
Assim o projeto surgiu com o ex-educador, o Omar que leu um texto pra gente que falava sobre o preconceito e a partir desse dia nós tivemos a idéia de fazer um teatro que falasse sobre o preconceito. Hoje nós estamos fazendo uma outra peça e essa peça conta a história do bairro Jd. das Gaivotas. Também vamos contar a história da nossa cozinheira que é a Nadia, que veio do nordeste pra cá pro gaivotas.. 

Qual público alvo do seu projeto? 
São jovens mas na verdade é o publico em geral, porque conta a história do nordeste então é o público geral mesmo.. Qual sua função no projeto? Eu atuo e também estou na direção do roteiro Fale um pouco sobre as etapas do projeto. Assim o assessor já está com a gente. E primeiro a gente encena pra depois fazer o roteiro, até porque pra gente fica mais fácil, e ele já ensinou a metade, agora a gente tá assim na etapa mesmo do roteiro... 

O que você acha do nosso projeto de blog, o Conexão Grajaú?
É bem interessante porque eu nunca vi nada desse porte, um blog falando só do PJU, e além disso a gente vai ter acesso aos outros projetos da região do Grajaú. 

E você tem interesse de participar?
Com certeza até por estar falando da gente mesmo. 

Que dias acontecem os encontros aqui na Ong
Dia de quarta –feira a gente está se encontrando no céu das 9h ao 12h; terça e quinta a gente se encontra aqui na Ong das 9h até as 13h. 

E vocês tem alguma agenda de eventos?
Não por enquanto não. Só estamos no ensaio mesmo. Só sei que vai ter uma comilança em todos os jovens do PJU vão estar, que acontecerá no dia 14. Além da comilança vai ter uma pequena demonstração do que agente está fazendo. 


Entrevista Guilherme

Por último ainda batemos um papo com o Guilherme, um dos jovens integrantes do projeto de vídeo “Visão lateral 8.0”. Este projeto é um filme de curta metragem, que surgiu a partir da experiência de um outro vídeo que eles tinham elaborado. Este primeiro filme foi realizado mesmo não tendo todos materiais necessários, assim o grupo pegou uma câmera (e celulares também) e saiu filmando o bairro, registrando cenas dos acontecimentos lá ocorridos e outras criadas por eles. Todos elogiaram! Depois eles fizeram um curso de teatro e em seguida tiveram a idéia de desenvolverem um outro filme, este que eles estão fazendo agora. Este projeto para ele está sendo bem legal, pois a galera toda se juntou e daí foram surgindo às idéias, que cada vez foram ficando mais ricas. Eles também separaram quem ia filmar, quem ia atuar e editar. De acordo com Guilherme o curta terá uma linguagem bem universal, bem nítida, para que todos os jovens possam entender e até por isso não são usadas gírias nas falas. Perguntamos ao Guilherme qual a importância dos jovens hoje em dia se manterem informados e ele respondeu que é muito importante, pois sem informação não seríamos nada, e ele mesmo nem estaria ali hoje desenvolvendo o seu projeto. Perguntamos também o que ele achou do nosso blog. “Bem, é muito interessante por estar divulgando os projetos daqui do Grajaú e manter toda galera informada”. 

Nenhum comentário: